domingo, 18 de setembro de 2011

Cursos a distância da Ulbra têm 198 polos presenciais descredenciados pelo MEC

Coluna Educação do site UOL publicou nesta semana:  

O MEC (Ministério da Educação) descredenciou 198 polos de apoio presencial dos cursos a distância da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), com sede no Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). A Ulbra tem até o dia 31 de dezembro para encerrar as atividades nesses polos e transferir os alunos para outras unidades ou instituições de ensino superior.


Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o pedido de descredenciamento foi feito pela Ulbra como parte de uma série de medidas para adequar a instituição aos padrões exigidos pelo MEC. De acordo com a assessoria, os polos descredenciados não eram viáveis economicamente e estavam com a estrutura defasada.

Desde 2009, a Ulbra enfrenta uma crise financeira e administrativa que levou a troca de comando da instituição. O MEC acompanha a situação e firmou, ao longo desse período, termos de saneamento para corrigir as falhas. Os vestibulares da instituição também estão suspensos desde o final de 2009, o que teria causado a ociosidade de alguns polos.

Veja a lista de polos descredenciados

Como Coordenador de um Pólo de Educação a Distância, fico incomodado com fatos como este. Educação é algo muito sério e necessita de planejamento econômico, diretrizes curriculares sólidas e inteligência. Os alunos não podem ficar desamparados, a instituiçào na qual trabalho terá imenso prazer em receber todos estes alunos. (Anhanguera UNIDERP)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

4ª Semana Nacional de Educação no Trânsito

Cartaz de Divulgação da Campanha
No período de 18 a 25 de setembro,  comemora-se  no Brasil a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o tema é "Quando você muda, o trânsito muda – juntos podemos salvar milhões de  vidas".
 
Há quatro anos, o CEAD faz parceria com o DETRAN-MS e disponibiliza um espaço, via satélite, para a realização de  uma teleconferência e/ou palestra voltada à educação para o trânsito,  aos nossos acadêmicos e colaboradores.
 
Neste ano, a teleconferência estava voltada também para os profissionais dos DETRAN,  instrutores dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas), educadores, polícias de trânsito  e  demais profissionais envolvidos com programas e projetos  sobre a educação no trânsito.

Em nosso Polo de Educação a Distância da Faculdade Anhanguera Santa Barbara, realizamos no dia 14 de setembro, no horário das 17h40 às 19 h (horário de Brasília), a transmissão da palestra "Quando você muda, o trânsito muda – juntos podemos salvar milhões de  vidas".

A Teleconferência teve como palestrante o jornalista e consultor em programas de Segurança no Trânsito da Volvo, João Pedro Corrêa. Participaram também, o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, a Diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, bem como, os membros do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

A transmissão atingiu mais de cinquenta mil pessoas e cinquenta e dois pólos do CEAD de diferentes regiões do país confirmaram participação na teleconferência pelo canal 1.

Confira as Fotos do Evento em nosso Polo de EaD
 
Mais um evento de nosso Centro de Educação a Distância!
Obrigado a todos pela presença no evento.


domingo, 11 de setembro de 2011

1° Jogos de Negócios do Pólo EaD: lições aprendidas

O 1° jogos de negócios realizado em nosso Pólo de Educação a Distância no último dia 09, em comemoração ao dia do Administrador, resultaram em algumas lições aprendidas que gostaria de compartilhar com os leitores e colaboradores do meu Blog.

Lição 1 - Todos os profissionais são movidos por atingir metas, com isso surge a BFR (Busca Frenética por Resultados).

Lição 2 - Comprar bem não significa apenas resultado financeiro, é necessária a valorização de toda a cadeia. Uma parceria não pode ser firmada quando uma das partes tem o olhar de obtenção de vantagem sobre o outro.

Lição 3 - Vender bem é tão importante quanto comprar e segue o mesmo conceito.

Lição 4 - Ouvir com atenção o cliente lhe ajuda a conquistar novos argumentos de vendas.

Lição 5 - Parcerias ajudam não só a somar, mas também a dividir, multiplicar e subtrair. É matemática em sua essência.

Lição 6 - Estoques são custos muito altos para serem mantidos apenas por conforto.

Lição 7 - A entrega de um produto é o momento mais importante da venda.

Lição 8 - Planeje pelo menos duas formas de produção.

Lição 9 - Em um grupo de trabalho defina o papel de cada um e suas responsabilidades.

Lição 10 - Ganhe o quanto puder: o quanto puder, existem horas que o melhor é olhar para os lados e analisar as lições aprendidas!

Vejas as fotos do evento clicando aqui.

Para concluir este post, compartilho uma mensagem enviada pelo Prof. Esp. José Medau:

...conseguimos em classe discutirmos com muito proveito a experiência do exercício prático de ontem.

Ficaram claras as evidências que demonstram os vários aspectos de uma empresa.

A importância do Supply Chain: um dos grupos foi prejudicado pela lentidão do comprador - a produção perdeu muito tempo por falta de material.

Faltou planejamento; sobraram estoques enquanto sofreram com falta de matéria-prima. Problemas na negociação, tanto de compra quanto de venda - faltou agressividade na ação. Recursos humanos mal aproveitados: pessoas quase inativas dentro do grupo, enquanto outras sobrecarregadas.

Ainda, a experiência de trabalhar sob pressão. Como raciocinar apesar do ambiente tumultuado (voltamos ao exemplo do livro A Meta), o que é o retrato do nosso dia-a-dia em muitas empresas.

Em resumo: VALEU!

Parabéns pela iniciativa.

Jose Medau
Professor do Pólo de EaD

domingo, 4 de setembro de 2011

Jogos de Negócios





09 de Setembro de 2011 as 19h00
Na sala de Conectividade da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara comemoraremos o Dia do Administrador com um Jogo de Negócios.

Mas o que são Jogos de Negócios?
Jogos de Negócio, ou Jogos Empresariais como também são conhecidos, permitem simulações empresariais que têm por objetivo treinar universitários, profissionais da área de administração (gerentes e professores) e empresários na gestão de negócios.
Em um ambiente de mercado simulado, o jogador tem a oportunidade de visualizar vários aspectos que interferem na gestão e na estratégia mercadológica de uma empresa. Sendo assim, raciocínio rápido, domínio de ferramentas como planilha eletrônica e calculadora financeira, e conhecimento em áreas como estratégia, administração mercadológica, produção, logística, finanças e marketing são de grande valia para o bom aproveitamento dos trabalhos. (Fonte: http://www.jogodenegocios.com.br - Acesso em 03/Set/11).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A aprendizagem na sala de aula



Já dizia Albino Teixeira: "A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender"


Como educador de disciplinas de Linguagem de Programação nos cursos superiores de computação, me deparei com alunos que me questionaram se ensinar programação era tão difícil como aprender programação. Uma pergunta muito interessante com uma resposta pouco óbvia: não sei, as coisas ficam difíceis dependendo do ângulo e do momento para qual olhamos para este obstáculo.

Ensinar e aprender são vias de mão dupla, acontecem paralelamente e são desafiadoras para ambos, educando e educador. Para o aluno que pela primeira vez conhece o fundamento de um ponteiro ou de um método polimórfico, a impressão é que aquilo é difícil e que talvez jamais ele consiga entender onde e como utilizar em um software. Para o professor que prepara a exposição do tema, o exemplo que irá trabalhar ou mesmo a atividade que irá utilizar para fixação, o desafio é semelhante: talvez o aluno não compreenda, talvez nem deseje compreender, talvez esteja interessado, talvez tenhas que reconfigurar o rumo da aula durante a aula e deseje ir além.

Proponho uma breve reflexão: lecionar é tão complexo quando aprender, ou são conceitos incomparáveis?

Na minha opinião, lecionar é desafiador, motivante e acima de tudo aprendizado. Quando desejamos aprender, no sentido amplo da palavra, nossas aulas, nosso comportamento e a nossa qualidade de vida migram para um novo patamar.


Entrar em uma sala de aula, transformar e sair transformado é o grande desafio para o Professor 2.0.

Abraço a todos!

sábado, 13 de agosto de 2011

São Paulo soma apenas 12 presos universitários

Vivemos em um país que tem a terceira maior população carcerária do mundo, com mais de 490 mil presos.
De acordo com Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça, entre 1995 e 2005 a população carcerária do Brasil saltou de pouco mais de 148 mil presos para mais de 361 mil, o que representa um crescimento de 143,91% em uma década. Entre dezembro de 2005 e dezembro de 2009, a população carcerária aumentou de 361.402 para 473.626, o que representou um crescimento, em quatro anos, de 31,05%. Em 2011, segundo Depen, este número é de 494.598 detentos.

No estado de São Paulo, a população carcerária é de mais de 170 mil, a maior do país. Apenas 12 detentos fazem graduação, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), destes, três estudam na modalidade EaD (Educação a Distância) e nove frequentam faculdades, o que requer autorização judicial. Ler Matéria

No país, 265 presidiários cursam ensino superior. Ridiculos  0,000536%. Sentiu vergonha? Eu também tenho vergonha. Em São Paulo este número é ainda mais chocante 0,000071%.

Se queremos realmente re-habilitar pessoas e dar a elas uma nova oportunidade social, temos que trabalhar as oportunidades que a educação pode oferecer.
Não é o meu objetivo julgar, mas alguém precisa tomar uma atitude. Eu quero um país seguro e com condições iguais para todos. Fica aqui exposta a minha opinião.
Veja Depoimento


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A experiência de Blogar

É sério, eu não sabia que iriamos construir uma rede simples, porem motivante, para compartilhar conhecimentos e construir junto opiniões.

Para você que lê este post, iniciar com uma frase como está causa certo espanto, não é?
Deixe me explicar. Nas últimas 4 semanas participei em conjunto com dezenas de colegas, também Professores do Ensino Superior, de uma experiência muito interessante, e importante também para nossa formação. Sobre a Tutoria do Prof. Dr. João Mattar, construimos um blog e tivemos a missão de acompanhar, comentar e colaborar também com outros blogs. Durante este período ocorrerão dezenas de descobertas, dentre elas, que é muito fácil encontrar boas informações nestas páginas e que a construção de ideias e opiniões fica muito fácil.

Conheci pessoas que jamais iria saber que existem. Tive participação e convite de pessoas para colaborar em meu blog que sequer sabia que existiam.
A grande lição aprendida: tornamos nos melhores educadores quando constribuimos de forma efetiva e comprometida com a educação.

E para  você: quanto está experiência contribuiu?

sábado, 6 de agosto de 2011

Cursos de Extensão - 2º Semestre de 2011

Uma ótima oportunidade para que deseja fazer um curso de extensão com a qualidade Anhanguera Educacional.

Veja os cursos disponíveis neste 2º Semestre de 2011:



Informações e Matriculas através do telefone (19) 3512-0500 - Elisangela Facina / Marcella

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Educação e Desenvolvimento: Considerações sobre a Educação a Distância

Educação e Desenvolvimento: Considerações sobre a Educação a Distância: "         

Um post muito interessante que ressalta a evolução da educação a distância.
Postagem realizada pelo Prof. José Medau.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Justiça proíbe propaganda que comparava ensino a distância de serviço social a fast food

Uma pequena vitória para uma campanha infundada contra o modelo de Educação a Distância.

A Justiça Federal em Campinas determinou que CFESS (Conselho Federal de Serviço Social) suspenda uma propaganda veiculada na internet e em rádios comparando o ensino a distância na área a lanchonetes de fast food. Segundo a decisão do juiz federal Haroldo Nader, parte do material tem caráter “altamente pejorativo” e expõe “os consumidores deste método ao ridículo”.
Maiores detalhes em: Uol Educação

Site da Campanha contra o modelo (site) ainda permanece no ar. Como educadores não podemos aceitar que generalizem a situação de algumas ofertas de EaD. O grupo educacional para qual trabalho, Anhanguera Educacional, possui um CEAD muito bem estruturado, com proposta inovadora e bastante sólida.
O curso de Serviço Social, alvo desta campanha, é considerado um melhores, na avaliação das companhias da região de nossa unidade Santa Barbara / SP.
É lamentável que algumas pessoas ainda não conheçam a EaD com profundidade para expressarem sua opinião.


Conheça o CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP

Unicamp disponibiliza aulas na internet

Essa é uma contribuição do Prof. Esp. José Medau.

Portal inspirado em projeto do norte-americano MIT reúne conteúdo dos cursos de graduação

O OpenCourseWare é inspirado em uma prática que vem sendo realizada por mais de cem instituições de ensino superior em todo o mundo. O objetivo é hospedar gratuitamente conteúdos à comunidade de forma digital.
Estes conteúdos são originários de disciplinas dos cursos de graduação oferecidos pela UNICAMP.

Mais uma importante fonte de conhecimento da grande rede oferecido gratuitamente.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Começam hoje as inscrições para o Programa Bolsa Universidade

Uma ótima oportunidade para quem está buscando estagiar na área da educação.
Nas cidades próximas serão mais de 300 vagas, sendo 93 em Americana.

Para se inscrever, os universitários devem acessar o site escoladafamilia.fde.sp.gov.br . No endereço eletrônico, também pode ser consultada a relação de vagas e de instituições de ensino conveniadas, por meio do link “Faculdade/Bolsa Universidade”, “Diretoria de Ensino/Faculdade” e “Operação/Candidato”.


O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade (desde que não ultrapasse o teto de R$ 310), e pela instituição de ensino, que completa o restante do valor. Em contrapartida, o universitário atuará como educador aos sábados e domingos, em uma escola participante do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.

Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo email escoladafamilia@fde.sp.gov.br .


Fonte: Site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Indo direto ao ponto

Prof. Esp. Laudo Tognetta  http://eadstak.blogspot.com/

Como professor tutor presencial, o que tenho observado nesses últimos dois anos, é que alguns alunos não se deram conta que a Educação a Distância não é uma forma de conseguir algo rápido e fácil, é muito mais que isso. Ela pode ser uma forma justa e correta de conquistar novas oportunidades através do estudo, com flexibilidades de horários e espaço, mas não liberdade total.

A complexidade das matérias são as mesmas que quaisquer outras formas de estudo. Exigem um grau de aplicabilidade, postura organizada e correta para que se consiga completar o curso.

Estamos em fase de ajustes no processo e isso, infelizmente, nos deixam vulneráveis a erros, mas que temos que observar aceitar e corrigir, afinal a história deve ser utilizada para que não cometamos as mesmas falhas por diversas vezes.

Conforme comentei, existe flexibilidade e não uma política desregrada, portanto a EaD é feita por dois momentos, sendo a aula transmitida e as atividades presenciais, que no nosso caso em geral, são as atividades do cadernos de atividades e as postagens no ambiente Moodle. As regras do jogos estão definidas, pensadas e devem ser respeitadas.

De forma incorreta os alunos estão deixando de participar da execução das atividades nos encontros semanais no polo de apoio presencial. As duas teleaulas são planejadas e preparadas para permitir a interação e participação entre alunos e professores.

A atividade à distância, mas conhecida como DA (Desafio de Aprendizagem) que é composta por leituras, pesquisas, elaboração de documentos, criação de ideias ente outros deve ser feito nos momentos em que você não está na universidade, pois é essa atividade que completa a carga horária do curso. Esses DA´s são elaborados com certo grau de dificuldade, mas tornam se complexos em função de, cumpri-los na ultima hora, não utilizar os templates que são disponibilizados, formatação de acordo com as normas da ABNT, descompassos entre membros de equipes provocando dessa forma atrasos. Vale lembrar que tanto o DA, como o questionários, formam as atividades avaliativas, que correspondem por sua vez a 30% da nota, sendo os outros 70% a prova presencial.

Faz-se necessário todas essas regras, pois como diria o pensador Baltasar Gracián y Morales "Por maior que seja a tarefa, o que a desempenha deve mostrar uma grandeza ainda maior". O mercado de trabalho não vai abrir as portas de forma fácil. A competição é grande e a “natureza”, utilizando essa palavra de forma pejorativa, está cuidado de dar ou não oportunidade aqueles que se esforçam mais ou menos.

Fico preocupado com as palavras ásperas, mas são problemas que temos que tratar e apresentarmos entre os colegas, para discutirmos e corrigir esses aspectos, atingindo o quanto antes a Excelência em nossa unidade.

domingo, 31 de julho de 2011

Aprender



Depois de algum tempo, você aprende...

Compartilho esta leitura do texto de William Shakespeare com todos que acompanham meu Blog

Ler:Space Blog

Educação na sociedade africana é papel das mulheres




Na cultura africana são as mães as responsáveis por acompanhar os primeiros anos de vida da criança. É a mãe quem fica a maior parte do tempo com os filhos, e Ela a responsável por lhe apresentar valores culturais, religiosos e sociais.
A educação nasce dentro do berço familiar, portanto, cabe aos pais serem fomentadores da formação moral e social de seus filhos.

Referência: Educação na sociedade africana

sábado, 30 de julho de 2011

O primeiro emprego

Jovens precisam, antes de qualquer coisa, do apoio de sua família na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Lendo a pagela do calendário Sagrado Coração de Jesus do última dia 27, leio diariamente desde quando eu tinha 7 anos, me deparei com uma dica muito interessante, publicada em 06/11/2002 na revista Veja - Seleção de Maria Auxiliadora Ferreira - São José dos Campos / SP.

As dicas se dividem em: o que fazer e o que não fazer na hora de colaborar com o seu filho ou filha na busca do seu primeiro emprego.

O que fazer: Incentive seu filho(a) a procurar um estágio nos primeiros anos da faculdade. Demonstre interesse por suas conquistas. Seus contatos podem ajudar a encontrar uma oportunidade para ele. Conte suas experiências profissionais, o que fez quando buscava seu primeiro emprego. Ensine a valorizar as pequenas coisas, são elas que constroem as grandes.

O que não fazer: Não seja muito rigoroso nas críticas às opções profissionais dele. Ajude-o a buscar informações. Interessar-se é tarefa dele. Emprego em empresa da família pode prejudicar a relação dentro de casa. Demonstre para ele o valor do dinheiro, ser humilde é para os fracos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como estudar em casa

Uma das maiores reclamações dos nossos alunos, seja no modelo presencial ou de educação a distância, é o tempo que reservam para os estudos fora da unidade de ensino.

Saber organizar o tempo para os estudos, é o tema desta postagem.

"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido." Rubens Alves
Dicas para o estudar no tempo livre

As dicas a seguir são extraídas do meu dia a dia, e resultam na minha forma de organizar o meu tempo livre.

1ª Dica: Não deixe um relógio perto de você, pois a tentação em ficar a todo momento olhando para ele irá tirar a sua concentração, principalmente aqueles que fazem "tic e tac". Se o tempo que possui é muito limitado, deixe o celular programado para lhe avisar que o tempo reservado está se findando. Eu sugiro, para aqueles que não tem o hábito de reservar um tempo para os estudos, iniciar com 30 minutos diários, e aumentar semana a semana 10 minutos até conseguir o tempo desejado ou necessário.

2ª Dica: Alimente-se antes dos estudos e evite beber muitos liquídos, as necessidades fisiológicas tem papel importante na perda da concentração. Estudo de caso próprio, não consigo me concentrar sentindo fome ou vontade de ir ao banheiro.

3ª Dica: Escolha um local em que se sinta bem para estudar. Procure sempre estudar neste local, se possível crie uma rotina diária de visitas ao local escolhido.

4ª Dica: Quando estiver utilizando a internet durante os estudos, evite visitar sites que não estejam relacionados com o assunto.

5ª Dica: Procure manter contato com os colegas de estudos. Durante seus estudos diários surgirão contribuições ou mesmo dúvidas que podem ser compartilhadas com os colegas.

6ª Dica: Não deixe para realizar o trabalho, pesquisa ou estudo para provas no dia da entrega. Sobre pressão o cérebro não consegue reter o conhecimento e diminui demais a sua capacidade de discernir o certo do errado.

7ª Dica: Tenha um dicionário ao alcance. Se durante os estudos encontrar alguma palavra desconhecida, marque para pesquisa-la no dicionário, bibliográfia da área ou site. Eu já aprendi muito com notas de rodapé, glossário ou palavras desconhecidas.

8ª Dica: Reserve uma folha de papel e um lápis ou caneta. Quando menos se espera, durante os estudos surgem as conclusões ou ideias. Quando anotamos registramos o novo conhecimento adquirido.

9ª Dica: Depois dos estudos, marque onde você parou. Sugiro canetas do tipo marca texto, marcadores de página ou mesmo uma fitinha colorida.

10ª Dica: Comente o conhecimento adquirido com as pessoas próximas.

11ª Dica: Faça uma carterinha na biblioteca e preencha ela com reservas de livros. Ler é um hábito saudável.

12ª Dica: Ao fazer listas de exercícios, evite olhar para o gabarito. Busque suas próprias soluções. O gabarito serve para validar o resultado, não devemos nos prender a uma única lógica de solução.

13ª Dica: Quando se deparar com algo difícil de ser compreendido, mesmo que todos os seus amigos tenham compreendido, pergunte! Perguntar é uma característica muito importante para quem deseja aprender.

14ª Dica: Evite estudar com pouca luminosidade.

15ª Dica: Não estude se você acabou de discutir com alguém próximo. Por mais que tentem explicar, somos 75% emoção é apenas 25% razão.

16ª Dica (a mais importante para mim): Comemore com vigor suas conquistas. Não valorize uma conquista pelo seu tamanho, mas sim, pelo significado em sua vida.

Estas são algumas dicas que podem colaborar com a organização dos seus estudos. Se desejar complementa-las, serão muito bem vindas!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evento ‘Café&Coletiva’ faz lançamento oficial da plataforma EAD Surdo Cidadão

"A data de 10 de junho foi escolhida especialmente para marcar o lançamento oficial da Plataforma de Educação à Distância do Projeto Surdo Cidadão porque coincidehttp://www.blogger.com/img/blank.gif com o dia alusivo à Língua Portuguesa, que como a Libras – Língua Brasileira de Sinais, são os dois idiomas reconhecidos por Lei no Brasil. O Projeto Surdo Cidadão promove a qualificação de novos líderes surdos, iniciativa do Instituto Consultor Social e tem o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania." (Instituto Consultor Social - http://www.consultorsocial.com.br)


Um vídeo muito criativo mostra os objetivos do projeto, veja em Teaser Oficial do Projeto

Estas iniciativas demonstram a importância da criação de políticas sociais de inclusão, e o quanto a educação a distância pode colaborar.

No Brasil surdos constituem um contingente de 3,2 da população, segundo o site do projeto, são quase 6 milhões de pessoas que produzem, consomem, pagam impostos e votam, mas não são visíveis na sociedade e por isso não têm seus direitos civis respeitados em grande parte.

Durante minhas leituras me deparei com um artigo do Prof. Luiz Américo Falcão, que aborda assunto da acessibilidade e inclusão de portadores de deficiência auditiva (ler artigo). Ainda temos muito que aperfeiçoar nos métodos de ensino e na utilização das tecnologias em sala de aula.

A iniciativa do projeto é bastante interessante e deve ser tratada como uma boa prática de inclusão e uso maduro da EaD.

Me Pergunte: O que é EaD?

Na sua opinião, a Educação a Distância representa extamente o que no cenário atual?