Como professor tutor presencial, o que tenho observado nesses últimos dois anos, é que alguns alunos não se deram conta que a Educação a Distância não é uma forma de conseguir algo rápido e fácil, é muito mais que isso. Ela pode ser uma forma justa e correta de conquistar novas oportunidades através do estudo, com flexibilidades de horários e espaço, mas não liberdade total.
A complexidade das matérias são as mesmas que quaisquer outras formas de estudo. Exigem um grau de aplicabilidade, postura organizada e correta para que se consiga completar o curso.
Estamos em fase de ajustes no processo e isso, infelizmente, nos deixam vulneráveis a erros, mas que temos que observar aceitar e corrigir, afinal a história deve ser utilizada para que não cometamos as mesmas falhas por diversas vezes.
Conforme comentei, existe flexibilidade e não uma política desregrada, portanto a EaD é feita por dois momentos, sendo a aula transmitida e as atividades presenciais, que no nosso caso em geral, são as atividades do cadernos de atividades e as postagens no ambiente Moodle. As regras do jogos estão definidas, pensadas e devem ser respeitadas.
De forma incorreta os alunos estão deixando de participar da execução das atividades nos encontros semanais no polo de apoio presencial. As duas teleaulas são planejadas e preparadas para permitir a interação e participação entre alunos e professores.
A atividade à distância, mas conhecida como DA (Desafio de Aprendizagem) que é composta por leituras, pesquisas, elaboração de documentos, criação de ideias ente outros deve ser feito nos momentos em que você não está na universidade, pois é essa atividade que completa a carga horária do curso. Esses DA´s são elaborados com certo grau de dificuldade, mas tornam se complexos em função de, cumpri-los na ultima hora, não utilizar os templates que são disponibilizados, formatação de acordo com as normas da ABNT, descompassos entre membros de equipes provocando dessa forma atrasos. Vale lembrar que tanto o DA, como o questionários, formam as atividades avaliativas, que correspondem por sua vez a 30% da nota, sendo os outros 70% a prova presencial.
Faz-se necessário todas essas regras, pois como diria o pensador Baltasar Gracián y Morales "Por maior que seja a tarefa, o que a desempenha deve mostrar uma grandeza ainda maior". O mercado de trabalho não vai abrir as portas de forma fácil. A competição é grande e a “natureza”, utilizando essa palavra de forma pejorativa, está cuidado de dar ou não oportunidade aqueles que se esforçam mais ou menos.
Fico preocupado com as palavras ásperas, mas são problemas que temos que tratar e apresentarmos entre os colegas, para discutirmos e corrigir esses aspectos, atingindo o quanto antes a Excelência em nossa unidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário