"A data de 10 de junho foi escolhida especialmente para marcar o lançamento oficial da Plataforma de Educação à Distância do Projeto Surdo Cidadão porque coincidehttp://www.blogger.com/img/blank.gif com o dia alusivo à Língua Portuguesa, que como a Libras – Língua Brasileira de Sinais, são os dois idiomas reconhecidos por Lei no Brasil. O Projeto Surdo Cidadão promove a qualificação de novos líderes surdos, iniciativa do Instituto Consultor Social e tem o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania." (Instituto Consultor Social - http://www.consultorsocial.com.br)
Um vídeo muito criativo mostra os objetivos do projeto, veja em Teaser Oficial do Projeto
Estas iniciativas demonstram a importância da criação de políticas sociais de inclusão, e o quanto a educação a distância pode colaborar.
No Brasil surdos constituem um contingente de 3,2 da população, segundo o site do projeto, são quase 6 milhões de pessoas que produzem, consomem, pagam impostos e votam, mas não são visíveis na sociedade e por isso não têm seus direitos civis respeitados em grande parte.
Durante minhas leituras me deparei com um artigo do Prof. Luiz Américo Falcão, que aborda assunto da acessibilidade e inclusão de portadores de deficiência auditiva (ler artigo). Ainda temos muito que aperfeiçoar nos métodos de ensino e na utilização das tecnologias em sala de aula.
A iniciativa do projeto é bastante interessante e deve ser tratada como uma boa prática de inclusão e uso maduro da EaD.

Nenhum comentário:
Postar um comentário