Uma das maiores reclamações dos nossos alunos, seja no modelo presencial ou de educação a distância, é o tempo que reservam para os estudos fora da unidade de ensino.
Saber organizar o tempo para os estudos, é o tema desta postagem.
"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido." Rubens Alves
Dicas para o estudar no tempo livreAs dicas a seguir são extraídas do meu dia a dia, e resultam na minha forma de organizar o meu tempo livre.
1ª Dica: Não deixe um relógio perto de você, pois a tentação em ficar a todo momento olhando para ele irá tirar a sua concentração, principalmente aqueles que fazem "
tic e tac". Se o tempo que possui é muito limitado, deixe o celular programado para lhe avisar que o tempo reservado está se findando. Eu sugiro, para aqueles que não tem o hábito de reservar um tempo para os estudos, iniciar com 30 minutos diários, e aumentar semana a semana 10 minutos até conseguir o tempo desejado ou necessário.
2ª Dica: Alimente-se antes dos estudos e evite beber muitos liquídos, as necessidades fisiológicas tem papel importante na perda da concentração. Estudo de caso próprio, não consigo me concentrar sentindo fome ou vontade de ir ao banheiro.
3ª Dica: Escolha um local em que se sinta bem para estudar. Procure sempre estudar neste local, se possível crie uma rotina diária de visitas ao local escolhido.
4ª Dica: Quando estiver utilizando a internet durante os estudos, evite visitar sites que não estejam relacionados com o assunto.
5ª Dica: Procure manter contato com os colegas de estudos. Durante seus estudos diários surgirão contribuições ou mesmo dúvidas que podem ser compartilhadas com os colegas.
6ª Dica: Não deixe para realizar o trabalho, pesquisa ou estudo para provas no dia da entrega. Sobre pressão o cérebro não consegue reter o conhecimento e diminui demais a sua capacidade de discernir o certo do errado.
7ª Dica: Tenha um dicionário ao alcance. Se durante os estudos encontrar alguma palavra desconhecida, marque para pesquisa-la no dicionário, bibliográfia da área ou site. Eu já aprendi muito com notas de rodapé, glossário ou palavras desconhecidas.
8ª Dica: Reserve uma folha de papel e um lápis ou caneta. Quando menos se espera, durante os estudos surgem as conclusões ou ideias. Quando anotamos registramos o novo conhecimento adquirido.
9ª Dica: Depois dos estudos, marque onde você parou. Sugiro canetas do tipo marca texto, marcadores de página ou mesmo uma fitinha colorida.
10ª Dica: Comente o conhecimento adquirido com as pessoas próximas.
11ª Dica: Faça uma carterinha na biblioteca e preencha ela com reservas de livros. Ler é um hábito saudável.
12ª Dica: Ao fazer listas de exercícios, evite olhar para o gabarito. Busque suas próprias soluções. O gabarito serve para validar o resultado, não devemos nos prender a uma única lógica de solução.
13ª Dica: Quando se deparar com algo difícil de ser compreendido, mesmo que todos os seus amigos tenham compreendido, pergunte! Perguntar é uma característica muito importante para quem deseja aprender.
14ª Dica: Evite estudar com pouca luminosidade.
15ª Dica: Não estude se você acabou de discutir com alguém próximo. Por mais que tentem explicar, somos 75% emoção é apenas 25% razão.
16ª Dica (a mais importante para mim): Comemore com vigor suas conquistas. Não valorize uma conquista pelo seu tamanho, mas sim, pelo significado em sua vida.
Estas são algumas dicas que podem colaborar com a organização dos seus estudos. Se desejar complementa-las, serão muito bem vindas!