domingo, 31 de julho de 2011

Aprender



Depois de algum tempo, você aprende...

Compartilho esta leitura do texto de William Shakespeare com todos que acompanham meu Blog

Ler:Space Blog

Educação na sociedade africana é papel das mulheres




Na cultura africana são as mães as responsáveis por acompanhar os primeiros anos de vida da criança. É a mãe quem fica a maior parte do tempo com os filhos, e Ela a responsável por lhe apresentar valores culturais, religiosos e sociais.
A educação nasce dentro do berço familiar, portanto, cabe aos pais serem fomentadores da formação moral e social de seus filhos.

Referência: Educação na sociedade africana

sábado, 30 de julho de 2011

O primeiro emprego

Jovens precisam, antes de qualquer coisa, do apoio de sua família na hora de ingressar no mercado de trabalho.

Lendo a pagela do calendário Sagrado Coração de Jesus do última dia 27, leio diariamente desde quando eu tinha 7 anos, me deparei com uma dica muito interessante, publicada em 06/11/2002 na revista Veja - Seleção de Maria Auxiliadora Ferreira - São José dos Campos / SP.

As dicas se dividem em: o que fazer e o que não fazer na hora de colaborar com o seu filho ou filha na busca do seu primeiro emprego.

O que fazer: Incentive seu filho(a) a procurar um estágio nos primeiros anos da faculdade. Demonstre interesse por suas conquistas. Seus contatos podem ajudar a encontrar uma oportunidade para ele. Conte suas experiências profissionais, o que fez quando buscava seu primeiro emprego. Ensine a valorizar as pequenas coisas, são elas que constroem as grandes.

O que não fazer: Não seja muito rigoroso nas críticas às opções profissionais dele. Ajude-o a buscar informações. Interessar-se é tarefa dele. Emprego em empresa da família pode prejudicar a relação dentro de casa. Demonstre para ele o valor do dinheiro, ser humilde é para os fracos.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como estudar em casa

Uma das maiores reclamações dos nossos alunos, seja no modelo presencial ou de educação a distância, é o tempo que reservam para os estudos fora da unidade de ensino.

Saber organizar o tempo para os estudos, é o tema desta postagem.

"Não existe nada mais fatal para o pensamento que o ensino das respostas certas. Para isso existem as escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre a terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido." Rubens Alves
Dicas para o estudar no tempo livre

As dicas a seguir são extraídas do meu dia a dia, e resultam na minha forma de organizar o meu tempo livre.

1ª Dica: Não deixe um relógio perto de você, pois a tentação em ficar a todo momento olhando para ele irá tirar a sua concentração, principalmente aqueles que fazem "tic e tac". Se o tempo que possui é muito limitado, deixe o celular programado para lhe avisar que o tempo reservado está se findando. Eu sugiro, para aqueles que não tem o hábito de reservar um tempo para os estudos, iniciar com 30 minutos diários, e aumentar semana a semana 10 minutos até conseguir o tempo desejado ou necessário.

2ª Dica: Alimente-se antes dos estudos e evite beber muitos liquídos, as necessidades fisiológicas tem papel importante na perda da concentração. Estudo de caso próprio, não consigo me concentrar sentindo fome ou vontade de ir ao banheiro.

3ª Dica: Escolha um local em que se sinta bem para estudar. Procure sempre estudar neste local, se possível crie uma rotina diária de visitas ao local escolhido.

4ª Dica: Quando estiver utilizando a internet durante os estudos, evite visitar sites que não estejam relacionados com o assunto.

5ª Dica: Procure manter contato com os colegas de estudos. Durante seus estudos diários surgirão contribuições ou mesmo dúvidas que podem ser compartilhadas com os colegas.

6ª Dica: Não deixe para realizar o trabalho, pesquisa ou estudo para provas no dia da entrega. Sobre pressão o cérebro não consegue reter o conhecimento e diminui demais a sua capacidade de discernir o certo do errado.

7ª Dica: Tenha um dicionário ao alcance. Se durante os estudos encontrar alguma palavra desconhecida, marque para pesquisa-la no dicionário, bibliográfia da área ou site. Eu já aprendi muito com notas de rodapé, glossário ou palavras desconhecidas.

8ª Dica: Reserve uma folha de papel e um lápis ou caneta. Quando menos se espera, durante os estudos surgem as conclusões ou ideias. Quando anotamos registramos o novo conhecimento adquirido.

9ª Dica: Depois dos estudos, marque onde você parou. Sugiro canetas do tipo marca texto, marcadores de página ou mesmo uma fitinha colorida.

10ª Dica: Comente o conhecimento adquirido com as pessoas próximas.

11ª Dica: Faça uma carterinha na biblioteca e preencha ela com reservas de livros. Ler é um hábito saudável.

12ª Dica: Ao fazer listas de exercícios, evite olhar para o gabarito. Busque suas próprias soluções. O gabarito serve para validar o resultado, não devemos nos prender a uma única lógica de solução.

13ª Dica: Quando se deparar com algo difícil de ser compreendido, mesmo que todos os seus amigos tenham compreendido, pergunte! Perguntar é uma característica muito importante para quem deseja aprender.

14ª Dica: Evite estudar com pouca luminosidade.

15ª Dica: Não estude se você acabou de discutir com alguém próximo. Por mais que tentem explicar, somos 75% emoção é apenas 25% razão.

16ª Dica (a mais importante para mim): Comemore com vigor suas conquistas. Não valorize uma conquista pelo seu tamanho, mas sim, pelo significado em sua vida.

Estas são algumas dicas que podem colaborar com a organização dos seus estudos. Se desejar complementa-las, serão muito bem vindas!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evento ‘Café&Coletiva’ faz lançamento oficial da plataforma EAD Surdo Cidadão

"A data de 10 de junho foi escolhida especialmente para marcar o lançamento oficial da Plataforma de Educação à Distância do Projeto Surdo Cidadão porque coincidehttp://www.blogger.com/img/blank.gif com o dia alusivo à Língua Portuguesa, que como a Libras – Língua Brasileira de Sinais, são os dois idiomas reconhecidos por Lei no Brasil. O Projeto Surdo Cidadão promove a qualificação de novos líderes surdos, iniciativa do Instituto Consultor Social e tem o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania." (Instituto Consultor Social - http://www.consultorsocial.com.br)


Um vídeo muito criativo mostra os objetivos do projeto, veja em Teaser Oficial do Projeto

Estas iniciativas demonstram a importância da criação de políticas sociais de inclusão, e o quanto a educação a distância pode colaborar.

No Brasil surdos constituem um contingente de 3,2 da população, segundo o site do projeto, são quase 6 milhões de pessoas que produzem, consomem, pagam impostos e votam, mas não são visíveis na sociedade e por isso não têm seus direitos civis respeitados em grande parte.

Durante minhas leituras me deparei com um artigo do Prof. Luiz Américo Falcão, que aborda assunto da acessibilidade e inclusão de portadores de deficiência auditiva (ler artigo). Ainda temos muito que aperfeiçoar nos métodos de ensino e na utilização das tecnologias em sala de aula.

A iniciativa do projeto é bastante interessante e deve ser tratada como uma boa prática de inclusão e uso maduro da EaD.

Me Pergunte: O que é EaD?

Na sua opinião, a Educação a Distância representa extamente o que no cenário atual?