domingo, 18 de setembro de 2011

Cursos a distância da Ulbra têm 198 polos presenciais descredenciados pelo MEC

Coluna Educação do site UOL publicou nesta semana:  

O MEC (Ministério da Educação) descredenciou 198 polos de apoio presencial dos cursos a distância da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil), com sede no Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8). A Ulbra tem até o dia 31 de dezembro para encerrar as atividades nesses polos e transferir os alunos para outras unidades ou instituições de ensino superior.


Segundo a assessoria de imprensa da universidade, o pedido de descredenciamento foi feito pela Ulbra como parte de uma série de medidas para adequar a instituição aos padrões exigidos pelo MEC. De acordo com a assessoria, os polos descredenciados não eram viáveis economicamente e estavam com a estrutura defasada.

Desde 2009, a Ulbra enfrenta uma crise financeira e administrativa que levou a troca de comando da instituição. O MEC acompanha a situação e firmou, ao longo desse período, termos de saneamento para corrigir as falhas. Os vestibulares da instituição também estão suspensos desde o final de 2009, o que teria causado a ociosidade de alguns polos.

Veja a lista de polos descredenciados

Como Coordenador de um Pólo de Educação a Distância, fico incomodado com fatos como este. Educação é algo muito sério e necessita de planejamento econômico, diretrizes curriculares sólidas e inteligência. Os alunos não podem ficar desamparados, a instituiçào na qual trabalho terá imenso prazer em receber todos estes alunos. (Anhanguera UNIDERP)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

4ª Semana Nacional de Educação no Trânsito

Cartaz de Divulgação da Campanha
No período de 18 a 25 de setembro,  comemora-se  no Brasil a Semana Nacional do Trânsito. Neste ano, o tema é "Quando você muda, o trânsito muda – juntos podemos salvar milhões de  vidas".
 
Há quatro anos, o CEAD faz parceria com o DETRAN-MS e disponibiliza um espaço, via satélite, para a realização de  uma teleconferência e/ou palestra voltada à educação para o trânsito,  aos nossos acadêmicos e colaboradores.
 
Neste ano, a teleconferência estava voltada também para os profissionais dos DETRAN,  instrutores dos Centros de Formação de Condutores (autoescolas), educadores, polícias de trânsito  e  demais profissionais envolvidos com programas e projetos  sobre a educação no trânsito.

Em nosso Polo de Educação a Distância da Faculdade Anhanguera Santa Barbara, realizamos no dia 14 de setembro, no horário das 17h40 às 19 h (horário de Brasília), a transmissão da palestra "Quando você muda, o trânsito muda – juntos podemos salvar milhões de  vidas".

A Teleconferência teve como palestrante o jornalista e consultor em programas de Segurança no Trânsito da Volvo, João Pedro Corrêa. Participaram também, o diretor-presidente do Detran-MS, Carlos Henrique dos Santos Pereira, a Diretora de Habilitação e Educação de Trânsito do Detran-MS, Elizabeth Félix, bem como, os membros do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito (GGIT).

A transmissão atingiu mais de cinquenta mil pessoas e cinquenta e dois pólos do CEAD de diferentes regiões do país confirmaram participação na teleconferência pelo canal 1.

Confira as Fotos do Evento em nosso Polo de EaD
 
Mais um evento de nosso Centro de Educação a Distância!
Obrigado a todos pela presença no evento.


domingo, 11 de setembro de 2011

1° Jogos de Negócios do Pólo EaD: lições aprendidas

O 1° jogos de negócios realizado em nosso Pólo de Educação a Distância no último dia 09, em comemoração ao dia do Administrador, resultaram em algumas lições aprendidas que gostaria de compartilhar com os leitores e colaboradores do meu Blog.

Lição 1 - Todos os profissionais são movidos por atingir metas, com isso surge a BFR (Busca Frenética por Resultados).

Lição 2 - Comprar bem não significa apenas resultado financeiro, é necessária a valorização de toda a cadeia. Uma parceria não pode ser firmada quando uma das partes tem o olhar de obtenção de vantagem sobre o outro.

Lição 3 - Vender bem é tão importante quanto comprar e segue o mesmo conceito.

Lição 4 - Ouvir com atenção o cliente lhe ajuda a conquistar novos argumentos de vendas.

Lição 5 - Parcerias ajudam não só a somar, mas também a dividir, multiplicar e subtrair. É matemática em sua essência.

Lição 6 - Estoques são custos muito altos para serem mantidos apenas por conforto.

Lição 7 - A entrega de um produto é o momento mais importante da venda.

Lição 8 - Planeje pelo menos duas formas de produção.

Lição 9 - Em um grupo de trabalho defina o papel de cada um e suas responsabilidades.

Lição 10 - Ganhe o quanto puder: o quanto puder, existem horas que o melhor é olhar para os lados e analisar as lições aprendidas!

Vejas as fotos do evento clicando aqui.

Para concluir este post, compartilho uma mensagem enviada pelo Prof. Esp. José Medau:

...conseguimos em classe discutirmos com muito proveito a experiência do exercício prático de ontem.

Ficaram claras as evidências que demonstram os vários aspectos de uma empresa.

A importância do Supply Chain: um dos grupos foi prejudicado pela lentidão do comprador - a produção perdeu muito tempo por falta de material.

Faltou planejamento; sobraram estoques enquanto sofreram com falta de matéria-prima. Problemas na negociação, tanto de compra quanto de venda - faltou agressividade na ação. Recursos humanos mal aproveitados: pessoas quase inativas dentro do grupo, enquanto outras sobrecarregadas.

Ainda, a experiência de trabalhar sob pressão. Como raciocinar apesar do ambiente tumultuado (voltamos ao exemplo do livro A Meta), o que é o retrato do nosso dia-a-dia em muitas empresas.

Em resumo: VALEU!

Parabéns pela iniciativa.

Jose Medau
Professor do Pólo de EaD

domingo, 4 de setembro de 2011

Jogos de Negócios





09 de Setembro de 2011 as 19h00
Na sala de Conectividade da Faculdade Anhanguera de Santa Barbara comemoraremos o Dia do Administrador com um Jogo de Negócios.

Mas o que são Jogos de Negócios?
Jogos de Negócio, ou Jogos Empresariais como também são conhecidos, permitem simulações empresariais que têm por objetivo treinar universitários, profissionais da área de administração (gerentes e professores) e empresários na gestão de negócios.
Em um ambiente de mercado simulado, o jogador tem a oportunidade de visualizar vários aspectos que interferem na gestão e na estratégia mercadológica de uma empresa. Sendo assim, raciocínio rápido, domínio de ferramentas como planilha eletrônica e calculadora financeira, e conhecimento em áreas como estratégia, administração mercadológica, produção, logística, finanças e marketing são de grande valia para o bom aproveitamento dos trabalhos. (Fonte: http://www.jogodenegocios.com.br - Acesso em 03/Set/11).

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A aprendizagem na sala de aula



Já dizia Albino Teixeira: "A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender"


Como educador de disciplinas de Linguagem de Programação nos cursos superiores de computação, me deparei com alunos que me questionaram se ensinar programação era tão difícil como aprender programação. Uma pergunta muito interessante com uma resposta pouco óbvia: não sei, as coisas ficam difíceis dependendo do ângulo e do momento para qual olhamos para este obstáculo.

Ensinar e aprender são vias de mão dupla, acontecem paralelamente e são desafiadoras para ambos, educando e educador. Para o aluno que pela primeira vez conhece o fundamento de um ponteiro ou de um método polimórfico, a impressão é que aquilo é difícil e que talvez jamais ele consiga entender onde e como utilizar em um software. Para o professor que prepara a exposição do tema, o exemplo que irá trabalhar ou mesmo a atividade que irá utilizar para fixação, o desafio é semelhante: talvez o aluno não compreenda, talvez nem deseje compreender, talvez esteja interessado, talvez tenhas que reconfigurar o rumo da aula durante a aula e deseje ir além.

Proponho uma breve reflexão: lecionar é tão complexo quando aprender, ou são conceitos incomparáveis?

Na minha opinião, lecionar é desafiador, motivante e acima de tudo aprendizado. Quando desejamos aprender, no sentido amplo da palavra, nossas aulas, nosso comportamento e a nossa qualidade de vida migram para um novo patamar.


Entrar em uma sala de aula, transformar e sair transformado é o grande desafio para o Professor 2.0.

Abraço a todos!